fbpx

Geral

Tempo de leitura: 5 min

Upskilling e reskilling: como esses 2 conceitos podem transformar a sua liderança

Se você não tivesse aprimorado nenhuma habilidade, ou aprendido algo novo nos últimos 5 anos, a sua capacidade de liderar a gestão do seu negócio hoje seria eficiente?

Começamos esse conteúdo com essa pergunta para te fazer refletir, e então te apresentar 2 conceitos de extrema importância no mercado corporativo: o upskilling e o reskilling.

O que é upskilling?

O termo upskilling se refere ao aprimoramento de habilidades que um profissional já possui. Vamos pensar no time comercial: por melhores que sejam os resultados de um vendedor, sempre dá pra melhorar, certo? A grande sacada aqui é que o mesmo se aplica à liderança.

Você pode ser um excelente líder, mas com as transformações do cenário empresarial e, principalmente, com a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho, é preciso saber se adaptar (a geração Z, por exemplo, já vem gerando grandes debates sobre o assunto).

Isso significa que para seguir tendo bons resultados na gestão, precisamos aprimorar continuamente as nossas habilidades de comunicação, escuta ativa, delegação de tarefas e tantas outras skills indispensáveis, e é isso que o upskilling proporciona.

E o que é reskilling?

Além de aperfeiçoar habilidades que já temos, é preciso também adquirir novas, que vão se tornando necessárias conforme surgem novos desafios que nunca havíamos enfrentado. Essa aquisição de novos conhecimentos e competências é o que chamamos de reskilling.

Um bom exemplo de situação em que esse conceito se mostra fundamental é na chegada cada vez mais significativa dos processos de automação, para simplificar tarefas do cotidiano das empresas.

Automatizar pode ser uma estratégia excelente para diversas áreas, mas junto com esse avanço vem também a necessidade de aprender a aplicá-la no dia a dia da melhor forma possível e lidar efetivamente com as mudanças que essa tecnologia traz.

Como aplicar o upskilling e o reskilling no meu negócio?

Existem vários passos que podem ser seguidos para a implementação desses 2 conceitos, mas o primeiro e, com certeza o mais importante, é a criação e manutenção de uma cultura interna que valorize o lifelong learning, ou aprendizado contínuo.

Essa é uma filosofia que defende que nunca é tarde demais para aprender, e que nunca sabemos o bastante para não precisarmos aprender algo novo, e foca na evolução ao longo de toda a carreira de um profissional (o que também reflete na vida pessoal).

Ao adotarmos uma cultura como essa, nos abrimos à possibilidade de sempre descobrir algo novo que venha a fazer a diferença, e damos o primeiro passo para estarmos sempre preparados para superar os desafios que possam aparecer.

Conheça o programa LiderAtivo da 2SAY

O LiderAtivo é um programa de educação corporativa que prepara gestores para liderar com confiança, eficácia e visão estratégica, a partir de 2 pilares: o aperfeiçoamento das próprias skills e o desenvolvimento dos liderados, por meio da plataforma Evolue.

Nessa plataforma, em vez de usar respostas prontas, o líder é incentivado a ser um provocador, usando feedbacks para estimular a autopercepção do colaborador e impulsioná-lo ao seu potencial máximo.

Você está pronto para levar suas habilidades de liderança para o próximo nível? Entre em contato e comece a investir no seu desenvolvimento contínuo com a 2SAY. Estamos aqui para te ajudar a alcançar o sucesso que você merece 😉